A PALESTRA E O VOO - AULA 01/04. Sua carreira como palestrante vai decolar.

Como iniciar e estruturar uma APRESENTAÇÃO (aula, palestra, etc.)? Como estruturar uma INTRODUÇÃO MEMORÁVEL?

 

A PALESTRA E O VOO AULA 01/04

 

 

COMO INICIAR UMA APRESENTAÇÃO?

 

Esta foi uma pergunta feita por um aluno, alegando possuir grandes dificuldades em iniciar uma apresentação, mas depois que inicia consegue desenvolver o resto até o fim.  A dificuldade deste iniciante expositor está com a decolagem do voo, isto é, fazer uma introdução. Como tirar um Boeing da inércia e imprimir uma velocidade que o permita alçar voo. Para muitos, tirar toneladas de metal da pista é quase impossível. Fazer o mais pesado do que o ar voar não é impossível, mas requer técnicas e treinamento de uma tripulação.  Uma excelente estratégia para bem decolar que sugerimos contém o PITCH e AIDA.

 

CORRIDA – DECOLAGEM – PITCH – PRESUASÃO – AIDA

 

Antes de apresentarmos a estratégia AIDA, vamos definir o que é PITCH e sua aplicação na introdução de qualquer apresentação.

PITCH é uma sucinta introdução com a finalidade de persuadir. Persuasão é o convencimento através da razão. Assim sendo, você tem pouco tempo para persuadir seu ouvinte para ouvir o que você tem a dizer logo após a introdução. Segundo alguns especialistas, Roberto Cialdini por exemplo, afirmam que a persuasão começa antes mesmo da própria apresentação do assunto em si.

PITCH E A DECOLAGEM

Nas várias fases do voo, a decolagem é uma manobra que requer máxima atenção da tripulação. É o único momento do voo que se voa com a potência máxima. Interessante ressaltar que a decolagem é um dos menores trechos de todo voo, mas  é a única fase de um voo normal que reque a máxima potencia. um pequeno trecho do voo O piloto imprime máxima aceleração para decolar e garantir uma velocidade que permita a aeronave subir com uma razão de subida suficiente para superar os obstáculos. Se a aeronave decolar com uma velocidade baixa poderá comprometer seriamente o voo, e o piloto terá pouco tempo e pouco espaço para recuperar o voo. Estatísticas comprovam que a decolagem é uma das fases mais perigosas do voo, resultando muitas vezes em acidentes fatais.

De forma análoga comparamos a decolagem com a introdução de qualquer apresentação. Se você não imprimir máxima aceleração, poderá não decolar. O PITCH tem a finalidade de persuadir. Melhor dizendo, tem a finalidade de pré-suasão. Ou seja, chamar e prender a atenção antes mesmo de apresentar o assunto propriamente dito.

PITCH também é um termo técnico da aviação que pode ser PITCH UP, PICTH ZERO e PITCH DOWN.

Quando a aeronave está correndo sobre a pista no momento da decolagem, há um instrumento que indica quando a aeronave está saindo do solo e iniciando a subida, ou seja, a decolagem - PTICH UP. Quando a aeronave está nivelada há o PITCH ZERO. Em caso de descida, a indicação será PITCH DOWN.  Se o piloto cometer algum erro pode ser que logo a após a decolagem haja a indicação de PITCH DOWN, levando a aeronave a um acidente.

 

Em se tratando de uma apresentação, só nos resta uma alternativa que é garantir uma decolagem firme e um voo seguro. Para garantir um PITCH UP vamos nos valer de uma estratégia muito eficiente e eficaz, que, embora antiga, é largamente utilizada em vários meios de comunicação.

 

OBS: Para melhor compreensão deste assunto, veja também os seguites artigos que são encontrados neste site:

AIDA: UMA EXCELENTE ESTRATÉGIA DE APRESENTAÇÃO.

PALESTRAR É COMO UM VOO, MAS  O OUVIANTE NÃO PODE FICAR VOANDO.

COMO INICIAR UMA APRESENTAÇÃO.

Olá, deixe seu comentário para A PALESTRA E O VOO - AULA 01/04. Sua carreira como palestrante vai decolar.

Enviando Comentário Fechar :/