BE - DO - SAY

Uma excelente estratégia de COMUNICAÇÃO.

INSTITUTO PROFESSOR KALAZANS - IPK

 

 COMUNICAÇÃO & ORATÓRIA

 

BE - DO - SAY

 

BE - DO – SAY: A diferença entre comunicadores comuns e comunicadores excelentes.

É muito comum candidatos a palestrantes, ávidos por iniciar sua carreira, desprezarem o seguinte triângulo de perguntas:

·        Quem você é? BE.

·        O que já fez? DO.

·        O que quer dizer? SAY.

Não há atalhos nesse caso. Quem é você? O que já produziu? Para que tenha credibilidade naquilo que vai dizer; para que seja conhecido e reconhecido, é necessário que tenha um histórico, que tenha um currículo que o habilite para a atividade de palestrante. Se não tiver um histórico, será um palestrante medíocre (no sentido de mediano).

Para satisfazer esse triângulo, há necessidade de conhecimento e experiência.

Conhecimento tem um ponto em comum com a experiência. Adquirimos conhecimento estudando, fazendo cursos de especialização, pós-graduação, viajando para outros países, etc.

Experiência está ligada ao tempo que colocamos o conhecimento em prática. Embora o tempo seja requisito essencial à experiência, ser experiente não quer dizer idoso. Ser experiente é ter vivido circunstâncias e oportunidades de colocar o conhecimento em prática em várias situações. É possível que determinado profissional tenha trabalhado menos tempo do que outro, e tenha adquirido mais experiência por ter vivido situações diferentes e mais complexas.

Mas cuidado: a experiência não substitui o conhecimento. Conhecimento e experiência se completam. O palestrante de excelência combina os dois quesitos.

Se não tiver experiência nem conhecimento estará falando mais do que faz, falando mais do que é, e em pouco tempo será desmascarado, e a oportunidade de ser bem sucedido será prejudicada.

Devemos relacionar experiência e conhecimento a dois tópicos:

·        Conteúdo.

·        Forma.

Conteúdo está ligado diretamente ao assunto que será abordado nas apresentações. Há a necessidade de ser uma referência na área que está atuando. Ter produzido artigos, estudos, trabalhos, aulas, etc.

Se for médico, engenheiro, advogado, aviador é necessário que seja reconhecido nessa área. Outro cuidado relevante está ligado à experiência necessária para que seja reconhecido. Não se iluda, pois se for recém-formado ou tiver pouco tempo de experiência, a classe a que pertence não vai te reconhecer.

Um piloto jamais será comandante de uma grande aeronave sem ter pilotado aeronaves menores, sem ter estagiado por anos em grandes aeronaves na função de copiloto. Para que possa comandar uma grande aeronave precisa possuir um profundo conhecimento técnico da aeronave que vai comandar e larga experiência. Se você não for um bom palestrante com conhecimento e experiência sua plateia vai boiar.

Por outro lado é comum ver pessoas com vasto conhecimento na área de atuação, mas com escasso conhecimento sobre como palestrar.  Não conseguem introduzir o assunto com clareza e brilhantismo, tem dificuldades em concatenar as ideias durante a apresentação e finalização. Pecando pela forma o palestrante deixa a plateia voando.

O palestrante tem de ter profundo conhecimento sobre técnicas e método da arte e ciência de palestrar. Para que seja uma palestrante de excelência tem que ser bom no que faz. Tem que ser experiente, seja como técnico na sua área específica de atuação e como palestrante.

Comande sua carreira como palestrante, adquirindo conhecimento e experiência tanto na área de sua atuação profissional como na arte e ciência de palestrar, e seja um feliz e bem sucedido palestrante.

Para que seja um palestrante de alta performance, primeiro BE – seja uma pessoa renomada na sua área de atuação. Depois do DO - apresente o que você já fez em sua área (projetos concretizados – livros – artigos, pós-graduação, mestrado, etc.). Para concluir SAY – passe a palestrar, ministrar demonstrando o quanto você é reconhecido na área de atuação, mostrando aquilo o que você é, o que você fez e será bem sucedido em tudo o que dirá.

 

O termo storytelling está amplamente divulgado entre grandes empresas e profissionais de alta performance. Está relacionado a contar história de empresa e profissionais de forma fascinante e criativa.

Então; qual é a sua história que lhe faz ser um palestrante de excelência?

 

Este artigo é parte do material didático do curso de ORATÓRIA & COMUNICAÇÃO que é composto das seguintes fases:

·        OFICINAS ON LINE.

·        MATERIAL ESCRITO.

·        PODCASTS (aulas em áudios).

·        VIDEOCASTS (aulas em vídeos).

·        OFICINAS PRESENCIAIS (aulas e treinamentos presenciais).

 

CONHEÇA NOSSOS CURSOS EAD

 

CIÊNCIAS POLÍTICAS - https://go.hotmart.com/ N16917413F

TÉCNICAS DE ENSINO - https://go.hotmart.com/ C16917414Y

ORATÓRIA & COMUNICAÇÃO - https://go.hotmart.com/ U17034920R

FALANDO CORRETAMENTE - https://go.hotmart.com/ M30907306U

OBJETIVOS EDUCACIONAIS - https://go.hotmart.com/ R31689735B


COMUNICAÇÃO PREMIUM - https://go.hotmart.com/ X33445516M

 

 

Para maiores informações sobre o curso contate ou kalazansdaniel@gmail.com

 

Será um prazer tê-los a bordo. Um aeroabraço e tudo de bom.

 

PROFESSOR KALAZANS: Escritor – Palestrante - Piloto Comercial - Bacharel em Direito - Perito Judicial Aeronáutico - Controlador de Tráfego Aéreo - Pós-graduado em Direito Aeronáutico - Professor Universitário de Direito Aeronáutico - Especialista em Investigação de Acidentes Aéreos - Mentor e professor do curso de Perito Judicial Aeronáutico - Professor de Direito Aeronáutico (Investigação Jurídica de  Acidentes Aéreos) na UFABC (Universidade Federal do ABC) – Professor convidado de Oratória & Comunicação na UFABC – Professor seminarista na Igreja Cristã Maranata Presbitério Espírito Santense – Mentor, professor e Coordenador do Curso EAD DE Oratória & Comunicação.

 

Olá, deixe seu comentário para BE - DO - SAY

Enviando Comentário Fechar :/