[COMO INICIAR UMA APRESENTAÇÃO?   ]

COMO INICIAR UMA APRESENTAÇÃO?

Essa foi uma pergunta feita por uma aluna do curso de ORATÓRIA & COMUNICAÇÃO ministrado pelo KALAZANS. Eis aqui uma bia dica para resolver este problema!

COMO INICIAR UMA APRESENTAÇÃO?

 

 

Essa foi uma pergunta feita por uma aluna do curso de ORATÓRIA & COMUNICAÇÃO ministrado pelo KALAZANS.

Trata-se de uma preocupação de muitos palestrantes e demais profissionais da comunicação. Saber iniciar uma apresentação é crucial e requer o conhecimento de várias técnicas e ferramentas. AIDA Poe exemplo.

Você terá apenas uma chance de começar bem. Pode até mesmo reverter um mau começo, mas dependendo da situação, pode ser irreversível. Há dois momentos cruciais em qualquer apresentação: o começo e o fim. Esses momentos ensejam técnicas que poucos comunicadores dominam. 

O início de uma apresentação é também conhecido como BOOM. É um momento explosivo quando deve chamar e prender a atenção dos ouvintes para aquilo que será falado. Por que te ouvirão? Quais motivos você dará aos seus ouvintes para te ouvirem? É nesse momento que ficará bem claro se tua plateia te ouvirá ou te escutará. Poucos sabem a diferença entre ser ouvido e escutado. Ou na pior da hipóteses tolerado.

Em artigo publicado em nosso site faço a comparação de uma apresentação e o voo. Tendo sido piloto de avião por mais de 10 anos e palestrante há mais de 30, uno essas duas atividades com finalidade de facilitar a compreensão do tema.

Em um voo as operações de pouso e decolagem são as mais importantes e perigosas. São nessas operações onde estão registrados os maiores índice de acidentes aeronáuticos. Tal com nas apresentações, esses momentos representam os maiores desastres da comunicação. Saber iniciar e concluir uma apresentação não é tão simples assim.

Em outra oportunidade falaremos da operação de pouso e da conclusão de uma apresentação. Nesse artigo vamos nos restringir a partida; a decolagem; ao início.

Para que um avião decole com segurança, o piloto precisa imprimir a máxima potência. Tal como o apresentador que precisa garantir que sua apresentação vai subir. Para garantir uma decolagem segura, o piloto precisa conhecer e trabalhar com diversas informações tais como; temperatura do ar externo, densidade do ar, cumprimento da pista, peso da aeronave, etc. Isso chama cálculo de peso e balanceamento.

Baseado nessas informações, o piloto planejará sua decolagem considerando entre outros fatores a velocidade que deverá tirar a aeronave do solo e garantir um gradiente de subida que permita superar todos os obstáculos em torno do aeroporto. É possível que uma determinada aeronave não possa decolar de um determinado aeroporto devido ao cálculo de peso e balanceamento. Se uma aeronave estiver muito pesada e temperatura do ar estiver muito alta, e dependendo das circunstâncias, o piloto poderá diminuir o peso da aeronave ou aguardar que a temperatura atinja um valor que permita a decolagem com segurança.

Da mesma forma uma apresentação precisa ser pesada e balanceada. Os cálculos jamais começam na hora da decolagem, no início da apresentação. O início da apresentação e a própria apresentação começam bem antes do início da apresentação.

O BOOM de uma apresentação dever ser milimetricamente calculado, considerando muitos fatores tais como, plateia, o assunto, o ambiente, o nível da plateia, o número de ouvintes, e muito mais.

Há várias maneiras de começar uma apresentação, podendo iniciar fazendo uma afirmação, fazendo uma pergunta, fazendo uma negação, apresentando um áudio, contando uma piada, apresentando um filme, desafiando a plateia com um problema, etc.

Assim como um piloto deve calcular e variar a velocidade de acordo com a modificação dos valores de peso e balanceamento, assim o apresentador dever variar o início da apresentação de acordo com as variantes da plateia, assunto, etc.

Assim como uma decolagem não igual à outra, não haverá também um BOOM igual para todas as apresentações. E é exatamente nesse ponto que muitos apresentadores se equivocam. O fato de ter se saído bem em uma apresentação com um determinado BOOM, não quer dizer que logrará êxito em outras. De uma forma muito previsível, apresentadores medíocres perpetuam com uma técnica única de BOOM empobrecendo sua apresentação.

Diante de diversos modos de iniciar uma apresentação, alertamos o perigo de alguns:

PIADA

Muito cuidado com humor no início. São poucos os que podem se valer dessa técnica. Se a plateia não entender ou não achar graça de sua piada, sua apresentação está fadada ao fracasso.

Por outro lado se for um bom comediante bom, atrairá a simpatia dos ouvintes e isso é muito bom. Cuidado com as piadas politicamente incorretas envolvendo, crenças, raças, etnia etc. O que era engraçado tempos atrás, hoje pode ser questão de processo judicial por danos morais. Se os dados foram alterados altere sua programação.

POLÊMICA – ASSUNTOS ANTAGÔNICOS

Se for iniciar com uma polêmica precisa conhecer cuidadosamente sua plateia, pois alguém pode se doer e iniciar uma discussão ou um debate, prejudicando consideravelmente sua apresentação, gastando muito mais tempo do que o planejado, resultando em desgastes emocionais desnecessários.

Há uma dica interessante para os assuntos polêmicos ou antagônicos: inicie mencionando os pontos positivos da oposição para somente depois afirmar suas argumentações. Dessa forma terá mais chance de ser bem-sucedido, atraindo a simpatia dos ouvintes opositores e despertando a atenção deles para suas argumentações.

Seja um bom ouvinte também, e passe a entender seus opositores. O fato de entender não que dizer que você concorde. Entender não é concordar.

Para dominar a arte do BOOM, recomendamos o conhecimento de outras matérias, dentre as quais destacamos a estratégia do AIDA, conforme artigo publicado em nosso site.

Devido à relevância desse assunto, desenvolvemos várias oficinas em nosso curso de ORATÓRIA & COMUNICAÇÃO, treinando os alunos a iniciarem suas apresentações utilizando as mais diversas modalidades de BOOM.

 

 OBS: Veja também a sequencia de aulas de -1 a 4 sobre este tema neste mesmo site. 

Será um prazer tê-los a bordo

 

Um aeroabraço e tudo de bom.

Olá, deixe seu comentário para COMO INICIAR UMA APRESENTAÇÃO?

Enviando Comentário Fechar :/