COMUNICADOR: UM CONTADOR DE HISTÓRIAS

Robert Mckee, um dos maiores roteiristas de HOLLYWOOD, deixa bem claro a EFICIÊNCIA e EFICÁCIA de HISTÓRIAS. Vamos mostrar, neste vídeo e artigo, como isto mexe com os CÉREBROS das pessoas.

    CURSO DE ORATÓRIA & COMUNICAÇÃO

 

PROFESSOR KALAZANS

COMUNICADOR: UM CONTADOR DE HISTÓRIA

 

Um bom comunicador é um bom contador de histórias. Robert Mckee um dos melhores roteiristas de Hollywood e Gabriel Garcia Marquez, escritor colombiano, afirmam isso. A história é a maneira mais antiga, eficiente e eficaz de se passar um aprendizado. Jesus Cristo através de suas parábolas levava seus ouvintes a assumir o papel de protagonista da própria vida, conduzindo-os a fazer suas decisões. Prepare-se para contar uma história em suas exposições que tenha pertinência com o assunto a ser apresentado. Isso enriquecerá suas apresentações. Nós, seres humanos, somos criaturas emocionais e as histórias mexem com nossas emoções.

Contanto histórias, ativamos partes do cérebro associadas à visão, audição, paladar, tato e olfato, alcançando os diferentes tipos de aprendizes e os diferentes canais de comunicação tais como: visuais, auditivos e sinestésicos[2].

 

PROFESSOR: UM CONTADOR DE HISTÓRIAS

Contar histórias, mais do que uma arte, é uma ciência da comunicação seguida pelos maiores profissionais da comunicação, além de ser um poderoso GATILHO MENTAL. Quando contamos história, levamos o interlocutor a sentir, a ver, a ouvir. Ao contar uma história, preencha de emoção, ações, cenas, cheiro e tudo que possa alcançar os três tipos de canal de comunicação.

Um exemplo disso é a parábola do filho pródigo apresentado no evangelho Lucas na Bíblia Sagrada:

 

Um homem tinha dois filhos. O mais novo reivindicou sua parte da herança e foi para uma terra distante. Nessa terra gastou toda a herança dissolutamente com os prazeres dessa vida, perdendo tudo o que possuía e até mesmo seus “amigos”. Nessa horrível situação sentiu muita fome, desejando a fedorenta “comida” dada aos porcos. Sentindo imensa saudade de sua casa e de seu pai, resolveu retornar e pedir-lhe perdão. Bem antes de chegar a sua casa, seu pai estava esperando e de longe avistou seu filho querido, recebendo-o com afetuoso abraço, dando banho, roupas, e calçados novos, joias e reintegrando a família.

 

Quando se lê a parábola do filho pródigo[3], (Uma história), percebe-se que a narrativa leva o leitor a sentir, a ver, a ouvir de modo a cativar, tocando todos os sentidos do leitor.

 

·        O pai de longe viu o filho retornando.

·        O pai deu uma nova roupa ao filho.

·        O cheiro da comida dos porcos.

·        O pai deu anel ao filho.

·        O pai abraçou o filho.

 

Uma interessante técnica didática que muitos professores desprezam, e que se bem utilizadas, revolucionam a comunicação e o processo ensino-aprendizagem, é a técnica de Estudos de Casos.  Com essa técnica os alunos entram no caso analisando e sintetizando e, como detetives, buscam desvendá-lo utilizando todos os meios e recursos disponíveis englobando, às vezes sem perceber, os diversos sistemas representacionais. Estudos de Casos, reais ou simulados, é uma interessante Técnica Didática com todas as vantagens relacionadas a histórias.

O bom professor é aquele que conhece bem o aluno, conduzindo-o a explorar os todos os sistemas representacionais além do predominante. Infelizmente o modelo educacional leva em consideração que todos os estudantes aprendem da mesma maneira, dificultando o processo ensino-aprendizagem.

 

HISTÓRIA: DO ABSTRATO AO CONCRETO

História ou Estudo de Casos tem a finalidade de tirar o ouvinte do mundo abstrato e trazê-lo para o mundo concreto. Muitos professores e palestrantes ficam somente na teoria deixando os ouvintes voando, pois não conseguem associar o que está sendo explicado com a realidade profissional ou pessoal.

O ideal, na descrição dos tópicos (DESENVOLVIMENTO), é que para cada tópico analisado, o professor prepare um exemplo, um fato, uma aplicação prática, contendo vídeos, figuras, áudios, etc. Assim a apresentação ficará mais atraente, mais interessante, potencializando a absorção do objetivo. Muitos professores limitam-se a aulas expositivas e enfadonha, citando apenas a teoria, provocando grande desinteresse da plateia e pior ainda, o não entendimento do assunto proposto.

 

Este assunto também está disponibilizado em VIDEOAULA no YOUTUBE https://www.youtube.com/watch?v=pJH31a76U8o

N0 vídeo desta seção você verá como um documentário inexpressivo sobre ACIDENTE AÉREO tornou-se um campeão de bilheteria quando foi roteirizado em forma de uma intrigante e interessante HISTÓRIA. Vale a pena conferir.

Este artigo é parte do material didático do curso de ORATÓRIA & COMUNICAÇÃO que é composto das seguintes fases:

·        OFICINAS ON LINE.

·        MATERIAL ESCRITO.

·        PODCASTS (aulas em áudios).

·        VIDEOCASTS (aulas em vídeos).

·        OFICINAS PRESENCIAIS (aulas e treinamentos presenciais).

 

CONHEÇA NOSSOS CURSOS EAD

 

CIÊNCIAS POLÍTICAS - https://go.hotmart.com/ N16917413F

TÉCNICAS DE ENSINO - https://go.hotmart.com/ C16917414Y

ORATÓRIA & COMUNICAÇÃO - https://go.hotmart.com/ U17034920R

FALANDO CORRETAMENTE - https://go.hotmart.com/ M30907306U

OBJETIVOS EDUCACIONAIS - https://go.hotmart.com/ R31689735B


COMUNICAÇÃO PREMIUM - https://go.hotmart.com/ X33445516M

 

 

Para maiores informações sobre o curso contate ou kalazansdaniel@gmail.com

 

Será um prazer tê-los a bordo. Um aeroabraço e tudo de bom.

 

PROFESSOR KALAZANS: Escritor – Palestrante - Piloto Comercial - Bacharel em Direito - Perito Judicial Aeronáutico - Controlador de Tráfego Aéreo - Pós-graduado em Direito Aeronáutico - Professor Universitário de Direito Aeronáutico - Especialista em Investigação de Acidentes Aéreos - Mentor e professor do curso de Perito Judicial Aeronáutico - Professor de Direito Aeronáutico (Investigação Jurídica de  Acidentes Aéreos) na UFABC (Universidade Federal do ABC) – Professor convidado de Oratória & Comunicação na UFABC – Professor seminarista na Igreja Cristã Maranata Presbitério Espírito Santense – Mentor, professor e Coordenador do Curso EAD DE Oratória & Comunicação.

 

Olá, deixe seu comentário para COMUNICADOR: UM CONTADOR DE HISTÓRIAS

Enviando Comentário Fechar :/