PALESTRAR É COMO VOAR! MAS O PÚBLICO NÃO PODE FICAR VOANDO!

Uma excelente técnica de comunicação que facilitará você a estruturar e realizar uma APRESENTAÇÃO MEMORÁVEL.

 

PALESTRAR É COMO VOAR! MAS O PÚBLICO NÃO PODE FICAR VOANDO.

PALESTRAR É PRECISO; VIVER NÃO É PRECISO!

 

Como piloto, controlador de tráfego aéreo, professor e palestrante por mais de 30 anos, costumo equiparar uma apresentação a um voo em que um avião decola, realiza o procedimento de subida, alcança a rota e voa nivelado por um tempo, realiza o procedimento de descida e pousa.

Cada fase é minuciosamente planejada e nenhum detalhe pode ser desprezado sob pena de um acidente. Vi muitas apresentações desastrosas por falta dessas particularidades.

É bem sabido que para preparar uma apresentação é imprescindível que o apresentador tenha bem definido o objetivo (destino). Sem objetivo, nada a fazer. Não tem para onde ir.

 

Um importante tópico que muitos têm desprezado é o método da apresentação. Ou seja, sabe-se o objetivo, define-se o título, mas não se sabe como chegar ao objetivo. Nem sempre se estabelece um método. Caminho ou método é uma forma estruturada com a intenção de influenciar os ouvintes. Tive a oportunidade de ver inúmeras apresentações muito confusas que embora, tivessem o objetivo bem claro, mas por falta de método, a plateia ficou voando.

Método - do Grego methodos significa, literalmente, caminho para chegar a um fim. Em nosso caso chegar a um objetivo (destino).

Às vezes se quer ensinar geometria espacial sem que se ensine geometria plana. Ou ensinar a pilotar um grande jato sem antes ter ensinado a pilotar uma aeronave convencional de pequeno porte.

Quais assuntos precisam ser explicados para que o público entenda a essência da apresentação? Quais histórias serão contadas? Quais provas, experiências e exemplos serão apresentados? Quantos e quais degraus deverão subir até atingir o topo da escada (destino-objetivo). Ou seja: Qual o método?

O que a plateia precisa saber antes, para que possa entender o assunto apresentado? Eis um grande segredo que muitos palestrantes têm desprezado. Nesse caso é necessário definir um método, os passos a serem seguidos em um caminho suave, progressivo e seguro para chegar ao objetivo. É preciso navegar.

NAVEGAR É PRECISO; VIVER NÃO É PRECISO!

Navegação é a ciência, arte, prática ou tecnologia, de planejar e executar uma viagem de um ponto de partida até seu ponto de destino. A principal atividade da navegação é a determinação da posição atual, para possível comparação com posições previstas ou desejadas (destino ou objetivo).

A palavra “preciso”, não significa necessário (a). O significado verdadeiro seria "preciso", "exato": Diz-se que navegar é preciso, ou seja, preciso de precisão, exatidão. Ao navegar utilizam-se instrumentos e procedimentos que garantam a precisão da viagem, a exatidão do caminho correto que levará do ponto de partida ao ponto de chegada. Mas viver não é preciso. Não se tem certeza da vida. Pode estar vivo agora e daqui a pouco não mais. A vida não desfruta da exatidão, nem da precisão que a navegação desfruta.

PALESTRAR É PRECISO; VIVER NÃO É PRECISO!

O curso de ORATÓRIA & COMUNICAÇÃO ministrado pelo professor Kalazans apresenta um método eficiente e eficaz para que você seja um palestrante de excelência descrito nesse artigo.

Este artigo é um complemento de uma das aulas do curso de CURSO DE ORATÓRIA & COMUNICAÇÃO

 

OBS: Veja também a sequencia de aulas de -1 a 4 sobre este tema neste mesmo site. 

Olá, deixe seu comentário para PALESTRAR É COMO VOAR! MAS O PÚBLICO NÃO PODE FICAR VOANDO!

Enviando Comentário Fechar :/